sábado, 30 de abril de 2011

Coletividade x Individualidade

II Reis 5:1 a 3
1  E NAAMÃ, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso.
2  E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
3  E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.


Esta passagem nos conta a história de Naamã, homem de grande autoridade em sua época, de grande respeito, pois era um capitão do exército, mas infelizmente a sua vida não era só mil maravilhas, porque atrás disso tudo que descrevi ainda havia um outro lado da história.

Aparentemente Naamã era um homem acima de qualquer suspeita, quem estava ao seu lado nas guerras e confrontos não percebiam que embaixo daquela multidão de roupas e uniformes, havia um homem leproso, apenas quando ele chegava em casa é que ele se desfazia de toda indumentária e ali sim era exposta a sua lepra (que na época havia uma associação com o pecado).

Nos dia de hoje meu querido é fácil estarmos na igreja, adorando, louvando, mas isso não deve ser o carro chefe em nossas vidas (não me entenda mal), deixa eu te dar um exemplo:

Supomos que uma pessoa mal intencionada queira ir à igreja, só que ela não conhece nada do meio cristão, não sabe como louvor, como orar, como dançar, então como ele fará para pelo menos disfarçar como um crente e a partir daí bolar um plano maligno? Bom bastará a ela apenas observar o que as pessoas fazem, como elas adoram, louvam, partindo então disso ficará muito fácil ela nos enganar, mas uma coisa talvez ela não saiba, a Deus ela não estará enganando com certeza!

Muitas pessoas são cristãs apenas dentro da igreja, possuem status, nome, cargos etc, mas quando saem e chegam em suas casas, ou na escola, no serviço mostram outra face. Tudo isso nos mostra que o Senhor não vai nos abençoar pelo o que somos na coletividade, mas sim pelo o que somos na individualidade (dentro das nossas  casas, o nosso testemunho pessoal) as nossas ações individuais diante dEle contam muito: Oração, jejum, leitura bíblica, enfim tudo o que você faz quando está só você e Deus é o que verdadeiramente determinara as suas bênçãos.

Então não disfarce, busque ao Senhor verdadeiramente, talvez as suas bênçãos não chegaram ainda porque a sua individualidade não esteja indo muito bem diante dEle, pense nisso.

Deus te abençoe!


Por Loammy P. Dias

quinta-feira, 28 de abril de 2011

O Poder do Não

Temos aprendido que a coisa mais poderosa do homem é a sua decisão e que como ele usa esse poder é o que vai determinar que direção a sua vida tomará. 

Nesse estudo de devocional, vamos aprender o que um não declarado causa ao coração de um cristão. 

Vamos lá? 

Texto base: Mateus 4 

Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. Diante disso você pode se perguntar: Mas por que Deus, em Sua infinita bondade, guiaria alguém para ser tentado pelo diabo?! 

Eis a questão e sua resposta: Deus permite que venham as tentações, pois elas são a Sua oportunidade de crescermos em santidade, autoridade e poder. Note nos versículos 1, 5 e 8 que a cada não que Jesus declarava ao diabo maior era o nível alcançado, ou seja, mais alto era o lugar em que Ele chegava. 

Esses níveis são simbolizados na bíblia pelo pináculo do templo e pelo alto monte.Nosso inimigo sempre virá nos tentar, muitas vezes com muita força e sedução. 

Muitas pessoas acabam caindo e depois culpam a Deus dizendo que a tentação era muito forte ou que Ele não foi justo e assim por diante. Porém o que na verdade acontece é que: Deus põe diante de mim a oportunidade de dizer um não. Jesus precisou negar ao diabo para começar seu ministério com autoridade e poder e é isso o que começa a acontecer a partir do versículo 17. Estando na condição de homem, Jesus teve que conquistar a autoridade assim como qualquer outro homem teria de fazer para tê-la. 

O que podemos concluir com isso é: Deus precisa que sejamos tentados pelo diabo para que o nosso caráter seja fortalecido, para demonstrarmos fidelidade a Deus, para subirmos de nível e para sermos mais santos. 

Tudo o que você precisa é de um não declarado cada vez que alguma tentação vier e então grande crescimento virá. Para isso é preciso força, algo que só adquirimos buscando a Deus em oração e leitura da Sua palavra diariamente. 

Que Deus te abençoe e lembre-se: Só sabe dizer um não declarado quem tem um sim convicto



Deus abençoe
Pr. Cris - FDH
www.filhosdohomem.com.br
prcris@filhosdohomem.com.br

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Em nome do Senhor

I SAMUEL 17:45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.


Em certas situações do nosso dia a dia, achamos que a nossa própria força resolverá todos os problemas da nossa vida. É um desentendimento com uma pessoa aqui outro ali e quando percebemos já estamos querendo partir pra cima e literalmente encher o outro de porrada, mas pode ser também um problema familiar ou perseguições em nosso trabalho e escolas, enfim  somos impulsivos de natureza, está praticamente impregnado em nós.

Mas o que esta passagem que cita Davi nos ensina? Bom, Davi perante Golias era apenas um menino, diante de um guerreiro experiente, arrogante e prepotente (talvez o seu problema também esteja nesta mesma situação), e qual foi a atitude de Davi perante a afronta?

Será que ele quis partir para cima e brigar de soco com o gigante de qualquer jeito? Claro que não! Diante disso tudo Davi foi em nome do Senhor para batalhar, não precisou das espadas de Saul, nem das suas armaduras muito menos de um exército, ele apenas usou a sua fé em Deus e a confiança que Ele tinha em Jesus e com apenas uma pedra derrubou o seu grande problema!

Para Refletir:

Não se utilize da sua força e nem da sua inteligência para vencer as adversidades da vida (Provérbios 3:5e6), vá em nome do Senhor e confronte seus inimigos, seus medos e suas afrontas e em nome de Jesus você obterá a vitória!


Por Loammy P. Dias

É mais forte do que eu!

(Mateus 5:29) Portanto, se o teu olho direito te escandalizar,arranca-o e atira-o para longe de ti…
30.E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti..

Quero chamar a sua atenção sobre duas palavras que o nosso Senhor Jesus Cristo usou para aconselhar os seus filhos a respeito da tentação.

Podemos pensar que poderia existir alguns remedios ou “orações fortes” que poderiam resolver o nosso problema da tentação!

Sempre haverá tentação e principalmente nas áreas mas fracas da sua carne.
Deus SEMPRE Lhe dará escape para se esquivar das armadilhas de satanas,mas você e eu devemos aprender com o conselho de Jesus Cristo.


Cobiçar uma mulher ou homem com um olhar é tão rapido e pode até ser feito da maneira mais discreta (sozinho com o computador, tolerando certos acessos virtuais ),fora dos olhares dos irmãos e pastores.
Deus vê!

Suas mãos lhe fazem cair com certas ofertas que aos olhos humanos podem “favorecer-los” trazendo “benefícios” para seus negocios ou familia?

Se ainda existe em você um espaço do seu coração onde o Espirito Santo pode Lhe convencer que esta errado,então se abre já!

Uma mente chega a “cauterização”quando o orgulho e a dureza do coração estão predominando o seu ser.

O que fazer?

Não tenho forças para sair dessa?
O diabo me domina ao ponto de não consiguir resistir?

Mentira dele! O homem sabio,vendo a tentação de longe,se esquiva do mal.

O que irá definir a sua resistencia e desvio ao pecado será:
 1- Decisão radical (firmeza em obedecer a Deus)
2- Sua preparação espiritual (oração e plena comunhão com o Espirito Santo)
3- Vigilancia

A escolha de andar em santidade e pagar o preço de se fortalecer em oração,jejun e palavra é uma opção.

Por mais incrivel que pareca,foi mais fácil para Jesus resistir a satanas no deserto e após 40 dias de jejum do que seria num outro lugar como por exemplo: na casa dos seus pais após uma janta farta!

Porque?

Porque o Espirito de Cristo estava forte e preparado para o confronto no deserto!
Jesus estava preparado para a guerra e estava focado na sua missão!
A obediencia a Deus traz foco!

Os grandes acidentes são evitados quando o condutor é focado sobre a sua destinação e quando esta vigiando aos supostos motoristas irresponsaveis. Ele dirije para ele e para os outros!

Não existe outra estrategia de desvio da tentação a não ser ARRANCAR E CORTAR!
Esses dois verbos indicam uma atitude radical,decisiva e conduz obrigatoriamente a perda de alguma coisa.

Arrancar e cortar é PERDER!

Para ter uma atitude correta diante da tentação,devemos estar decididos em PERDER alguma coisa que “poderia”dar-nos a sensação de que faria bem para nós.

UMA ATITUDE PARA HOJE:

Senhor,até o dia de hoje,não tinha entendido que precisava perder certas coisas para ganhar a vida eterna!Estou decidido(a)a  perder para te seguir e ser aprovado(a) para ser chamado(a) de filho(a) de Deus.Confesso que não tenho lhe amado o suficiente,mas ajuda-me em guardar teus conselhos.Amem.



(Por Blog Cris Duran)



quarta-feira, 20 de abril de 2011

FERRO SE AGUÇA COM FERRO

(Provérbios 27:17 )Como o ferro com ferro se aguça (1) , assim o homem afia o rosto do seu amigo.

Vamos analisar esse provérbio!

A) Não se afia uma faca sem que haja um mesmo elemento chocando um com o outro.

O maior desafio que Deus tem conosco é afiar nosso CARÁTER,PENSAMENTOS ou nossa VIDA ESPIRITUAL ! Para isso Ele vai usar um elemento com a mesma o maior rigidez e resistência que nos para afiar a espada que somos na mão do Senhor dos exercito!

B) As facas usadas com o tempo perdem sua eficácia!

Existem fase nas nossas vidas onde Deus permite certos “encontros” de pessoas que foram usadas para forjar o nosso caráter Cristã. Que sejam experiências boas ou ruim! Veja o exemplo de DAVID .

Mesmo sendo aprovado por Deus desde sua jovem idade devido a sua fé, Davi precisou passar por AFINAÇÕES,AGUÇAMENTOS e AJUSTES para chegar a ser aquilo que Deus queria que ele fosse.

1- Deus usou os irmaos de David (1 Sam 17.8) Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?

Alguem ja se sentiu humilhado sem nenhuma causa ? Tenho percebido e mesmo experimentado pessoalmente que a unçao de intrepidez incomoda muitas pessoas. Para alguns,ela é interpretada como uma forma de auto-segurança e excesso orgulho.

A tendencia delas sera se opor a essa unçao,humilhando o irmao.Voce é victima desse tipo de perceguiçoes ?

De uma certa forma,quem recebeu uma unçao de ousadia pode (se nao cuidar) cair na armadilha.Deus usara irmaos,familhares para trabalhar em voce!

2- Deus usou SAUL para afiar o CARÁTER de David!

Nao precisa expor as inumeras tentativas de Saul para derrubar Davi perseguindo-o injustamente com espirito invejoso. Reparam que quando Davi foi Rei,este nunca cometeu os mesmos erros de Saul ! Ate os dias de hoje,Davi deve estar agradecendo o Senhor por tudo o que passou. Davi foi o Rei Davi (em parte) pela arma de ferro de Saul aguçada pelo Eterno com a sua permissao.

C) Reparam que apos afiar uma faca com a outra,ha deposito de residuos de ferro que caem da faca.

(Lao-Tse) disse: Para alcançar conhecimento,adicione coisas todos os dias,para alcançar sabedoria,elimina coisas todos os dias.

Quando Deus quer acrescentar coisas em nos,frequentemente,Ele tira de nos ou se for necessario,arranca de nos. Afiar-se contra pensamentos, ou convicçoes firmes que Deus confronta em nos ,causarao perdas do nosso EU,e certamente,muitas Faiscas!

Conclusao : Quem se isola evitando faiscas,jamais mudara porque o ferro se aguça com o ferro. Melhor é ser aguçado pelo instrumento (situaçao ou pessoa) que Deus usa,que se isolar “evitando problemas “ e Deus usar sua espada perigosa e temivel para me mudar!
UMA ATITUDE PARA HOJE:

Pai,eu me submeto ao teu tratamento mesmo se ainda nao estou entendendo.Nao preciso entender as coisas para saber que estas comigo.Se tenho que PERDER para GANHAR entao aceito com alegria.Nao vou deixar de me relacionar com as pessoas,igrejas,pastores e amigos em nome de Jesus.Amem.


Pr Chris Duran

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O CRISTÃO E A SEXUALIDADE

A sexualidade envolve o que há de mais íntimo na vida do ser humano. Dependendo do modo como é usufruída, ela tanto pode produzir resultados positivos quanto negativos, seja na área biológica, sociológica, psicológica ou espiritual.

Alguns líderes evangélicos não dão a devida importância que o assunto requer. Uns se recusam a falar sobre sexo porque acham que ele não tem nada a ver com os princípios do cristianismo, e, conseqüentemente, não teria nenhuma relevância. Já outros são tolhidos pela timidez ou acham-se incapazes de ensinar à sua igreja sobre o assunto.

E o resultado é que muitas vezes os problemas de relacionamento entre casais ficam sem solução ou geram separação, porque os cônjuges não receberam um ensino adequado, nem foram orientados sobre como deveriam agir em meio aos conflitos.

Existem crentes que, quando o assunto é sexo, defendem idéias absurdas. Dizem, por exemplo, que Deus criou o homem e permitiu que o diabo inventasse o sexo. Para uma grande maioria, a sexualidade está muito mais associada ao erro e ao pecado do que a algo bom, criado por Deus.

Porém, antes de julgar se o sexo é bom ou mau, precisamos saber quem o criou, com que finalidade ele foi criado e o que devemos fazer para tornar a sexualidade um relacionamento prazeroso.

Deus criou o homem e a mulher, e colocou órgãos genitais diferentes em cada um deles. Ele criou também os hormônios, que atuam na área da sexualidade masculina e são chamados de testosterona. Na mulher, estes hormônios são conhecidos como estrógeno. Deus criou na glande do pênis e no clitóris milhares de vasos sanguíneos, que armazenam uma grande quantidade de sangue para aumentar a sensibilidade. Em suma, Deus deu ao homem o desejo, a libido.

Deus criou o pênis no homem. Um tecido cavernoso que contém grandes espaços venosos, ligados por tecido fibroso revestido de pele. Deus criou os testículos, que são dois órgãos glandulares. Entre outras funções estes órgãos fabricam os espermatozóides e elaboram a testosterona.

Deus criou os canais ejaculadores, que são condutos formados pela união das vesículas seminais com os canais seminíferos. Deus criou o escroto, que é uma estrutura que encerra o testículo, o epidídimo, a parte inferior do canal deferente e o cordão espermático. E por fim Deus também criou as glândulas bulbo-uretrais. Estas segregam o sêmen, líquido que contém mucina, proteínas, água, sais minerais e cerca de 70 milhões de espermatozóides por centímetro quadrado.

Na mulher Deus criou um canal músculo-membranoso extremamente dilatável, medindo aproximadamente entre 8 e 9 centímetros de comprimento, chamado vagina. Deus criou nela os ovários, constituído por duas pequenas glândulas em forma de amêndoa, situadas na cavidade pélvica de cada lado do útero. A função dos ovários é produzir, desenvolver e amadurecer os óvulos. Eles também produzem pelo menos dois tipos de hormônios: estrogênio e progesterona.

Deus criou as trompas de falópio, tubos finos que se estendem da cavidade peritonial ao útero. Através delas os óvulos liberados dos ovários chegam ao útero. Deus criou o útero, que é um órgão muscular em forma de pêra, situado no centro da cavidade pélvica, atrás da bexiga. Durante a gravidez, o útero aumenta consideravelmente, atingindo um comprimento que ultrapassa 30 centímetros. Por fim Deus criou a vulva, que é o conjunto dos órgãos genitais externos.

Os desejos íntimos

Agora perguntamos: por que Deus criou estes dois órgãos genitais que acabamos de analisar? Será Ele um tipo masoquista que criaria no homem desejos naturais que não podem ser satisfeitos? Por que existem milhares de terminações nervosas no corpo do homem que faz com que a sensualidade seja despertada com um simples toque? Para que Deus criou tudo isso? Para brincar com os nossos sentimentos e as nossas emoções?

Deus criou a sexualidade no homem e na mulher para despertar neles a vontade de unirem os seus corpos e saciarem os seus desejos mais íntimos. A sexualidade mata no homem a fome de intimidade que ele tem.

(Trecho do livro O Cristão e a Sexualidade, do Pastor Silas Malafaia)