sábado, 15 de dezembro de 2012

O Bullying e o Cristão


Ref.: Tiago 3:6-13

INTRO
A nossa língua é uma arma que pode ser usada tanta para abençoar um monte de pessoas, como para destruição em massa. Por isso tantas pessoas estão com as suas vidas destruídas porque deram vazão para o que as pessoas lhe falaram ou elas mesmas proferiram palavras malditas contra si, e estas palavras acabaram com o seu interior.
Palavras: O mundo foi feito através de palavras; O evangelho foi e é anunciado através das palavras lançadas; A família, a sociedade, tudo é construído através de palavras, da fala.


O que é bullying afinal ?

Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicóloga, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. 
Os comportamentos de bullying podem ser diretos: ‘pegar no pé’, ameaçar, bater ou roubar pertences das vítimas.  Podem também ser indiretos: espalhar fofocas, isolar um colega excluindo-o do grupo social.  Em geral, os meninos se envolvem em bullying direto mais do que as meninas, que são mais propensas ao bullying indireto.

EXEMPLO BÍBLICO DE BULLYING:

Em 2 Reis 2:23-24 diz: "Então [Eliseu] subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, dizendo: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos." 

Ai você pergunta...mas porque Deus permitiu que esses meninos fossem mortos assim??? Bom mais adiante te direi o motivo...


Agora queria compartilhar com vocês algumas características de quem pratica e de quem sofre o Bullying:

- O BULLYING NA VISÃO DE QUEM FAZ:

- É divertido;

- Muitas das vezes que as pessoas criticam e humilham os outros, é porque normalmente essas pessoas olham tanto para a vida do “oprimido, de quem sofre”, e acabam sentindo inveja delas, pois apesar de todo o problema ou defeito que elas possuem, elas ainda conseguem ser felizes, ou possuem ainda uma família que lhes dão muito amor, o que talvez os que pratiquem o bullying não tenham em suas casas.

- Eles não sentem nenhum peso na consciência, afinal é uma brincadeira apenas;

- O garoto faz muitas vezes porque quer participar de um grupo social.

O BULLYING NA VISÃO DE QUEM SOFRE:

- Essa pessoa se sente oprimida;

- Muitas vezes quem sofre pode até sorrir, mas no fundo é triste e infeliz.

- A identidade desta pessoa é mexida;

- Muitos chegam a morrer ou a matar outros por causa disso;

Nós não temos ideia do que essas "brincadeiras" causam na vida das pessoas que sofrem deste mal, vidas são destruídas por conta disso, mas nunca paramos para pensar na hipótese, sonhos são interrompidos, alegres se transformam em triste, mas o que importa para muitos é apenas a satisfação de massacrar e alegrar os demais!!!

EXEMPLOS DAS CONSEQUÊNCIAS QUE O BULLYING CAUSA:

Testemunho de um ex-homossexual

Não sei como começar essa história, que parece a de alguém que já tivesse vivido cem anos. É a historia que ainda tem muitas páginas a serem escritas, é ter Jesus na minha vida e, por outro lado, apenas ter ouvido falar do nome dEle;
Aos 9 anos de idade foi que a vida começou a fazer todo o sentido para mim. Quando já tinha consciência da escolha que inconscientemente tinha feito pelo homossexualismo, algo que já tinha fixado na minha cabeça em época de escola, pois já sofria o que hoje as pessoas deram o nome de “bullying”. Isso já existe desde a época de Cristo.
A minha infância foi maravilhosa no aspecto familiar. Tinha carinho, atenção, só na tinha o mais importante, conversa sobre os assuntos que aprendi na prática, como sexo, bebidas entre outras tantas coisas, e o principal, o sexo desenfreado com outros homens. Foi durante a infância que tudo começou com as palavras dos meus amiguinhos do colégio onde estudei desde o pré-primário até o primeiro ano do ensino médio. Os colegas me chamavam de “veadinho, “bichinha” e um dos meus apelidos me foi dado por causa de uma música que na época bombava no ouvido das pessoas da minha faixa etária. Aquela famosa música do cantor Gabriel o pensador chamada a Lôra Burra. Em uma parte se cantava “Lôra burra, cê não passa de mulher-objeto”, então passaram a me chamar de “Mulher-objeto”.
(Testemunho tirado do livro: Saindo Armário)

O Jovem que matou muitos alunos na escola de Realengo no RJ.

Wellington Menezes de Oliveira, o assassino que perpetrou o massacre em Realengo, teria sido vítima de bullying nos anos em que estudou na escola municipal Tasso da Silveira – a mesma a que voltou, nesta quinta-feira, para abrir fogo contra os alunos, matando 12 deles. Ex-colegas de classe do atirador disseram ao jornal O Globo que o criminoso sempre apresentou distúrbios de comportamento – e sofria constantes intimidações de alunos da sua turma.


O estudante Bruno Linhares, de 23 anos, estudou com Wellington em Tasso da Silveira e narrou ao jornal de que maneira os alunos provocavam o rapaz. Segundo ele, Wellington ganhou os apelidos de Sherman, em alusão ao personagem nerd do filme American Pie, e suingue, porque era manco de uma perna. “O Wellington era completamente maluco. Ele era muito calado, muito fechado. E a galera pegava muito no pé dele, mas não a ponto dele fazer o que fez”, afirmou.



Bruno afirmou ainda que Wellington não era bom aluno, e frequentemente tirava notas baixas na escola. “A escola deveria ter encaminhado ele para um psicólogo”, afirma o estudante. O ex-colega do atirador disse ainda que os estudantes de sua turma sempre tiveram medo de que Wellington desenvolvesse algum comportamento violento. Segundo Bruno, um dos alunos chegou a afirmar ao atirador que um dia ele “ainda ia matar muita gente”. A frase em tom de brincadeira acabou se tornando uma triste profecia. “Sinceramente, não sei porque ele não fez isso com a nossa turma”, completa.


(http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/atirador-de-realengo-sofria-bullying-no-colegio-afirmam-colegas)

Neste outro caso é legal observarmos dois aspectos: Nestes dois casos podemos tirar duas situações, no primeiro caso o jovem não tinha uma conversa franca com os seus pais, algo que nos dias é fundamental, é necessário que conversemos com nossos pais ou de repente seus líderes e pastores de igreja que possam nos ajudar nos assuntos mais delicados.

Outra, no segundo caso além das zuações que ele sofria, um rapaz chega e fala para o futuro assassino que um dia ele mataria muitas pessoas, o cara sem querer lançou palavras que entraram na mente e no coração daquele jovem que veio a matar diversos alunos na escola. Fique atento no que você diz, contra a sua casa, contra a sua mãe, irmã(o) etc...talvez você esteja colhendo apenas o que você tem plantado com as suas palavras (Tiago 3:6-13)!

MAS O QUE DEUS REALMENTE FALA SOBRE VOCÊ?

- Você é imagem e semelhança de Deus (Genesis 1:27 – “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”)

Por isso que Deus permitiu que aquelas ursas aparecessem e matassem aqueles jovens, porque Deus não aceita e não admite que um filho seu, criado por Ele, sua imagem e semelhança seja escarnecido, zombado fazendo com que essa pessoa fique chateada e mal, Deus olha do céu e diz: Não pode ser, meu filho que tanto amo, sendo massacrado e humilhado, tenho que fazer alguma coisa! Deus não gosta que zombemos e venhamos a oprimir as pessoas, pois Ele sabe os malefícios que isso nos causa.

Não sou contra das brincadeiras com alguns amigos mais chegados, mas quando percebo que isso o está afetando e que ele está sendo ridicularizado, ai é a hora de parar!


Mais referências:
- Provérbios 14:31 – “Quem persegue os pobres insulta a Deus, que os fez, mas quem é bom para eles honra a Deus”
- Provérbios 18:20-21 – “ Você terá que aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.”

Você é amado demais da conta, todos nós temos os nossos defeitos, se não tão aparentes, menores que sejam, mas não é culpa de Deus e sim do pecado que avacalhou conosco. “VOCÊ NÃO É O QUE AS PESSOAS DIZEM QUE VOCÊ É, VOCÊ É O QUE DEUS DIZ QUE VOCÊ É (I Pedro 2:9)!” Você é obra prima de Deus, raça eleita, Jesus morreu por você, porque você é especial, e um dia teremos um corpo glorificado em um lugar sem dor, onde teremos a presença daquele que mais nos amou e nos ama...Jesus!


"Cristão que é cristão, não pratica o bullying, mas sim ama o seu próximo como a si mesmo, procurando sempre lançar palavras de amor, querendo ver aqueles que sofrem restaurados e curados no seu interior"

Palavra ministrada no Culto Gera Jovem – 08/12/12


Por: Loammy P. Dais

Nenhum comentário:

Postar um comentário